Medidas convencionais de Massa e Comprimento

As medidas convencionais e o universo compõem os estudos do 5º ano. Mas como eles podem se relacionar? A partir da discussão desses conteúdos nas aulas de Matemática e de Ciências os alunos ficaram curiosos em saber qual seria a massa deles em outros planetas e a proporção entre esses corpos celestes, já que esses conhecimentos foram abordados durante as aulas. Essa curiosidade levou as professoras das duas disciplinas a trabalharem juntas para que pudessem obter respostas.

Com o objetivo de construir conceitos relacionados às medidas de comprimento e massa, bem como transferi-las para situações relacionadas a contextos reais e estudados nas aulas de Matemática e Ciências, como relação entre a massa (peso) em diferentes planetas devido a sua relação com a gravidade, os alunos foram convidados a conversar sobre imagens projetadas relacionadas à planta de um espaço, bem como suas medidas. A ideia principal foi aproximá-los desse conceito de forma que ao final pudessem construir mapas e plantas proporcionais, bem como a distância entre os planetas em uma maquete, por exemplo.  Foram então desafiados a medir a sala de aula e descobrir qual era o seu perímetro.

Partindo da curiosidade dos estudantes sobre o peso que teriam em cada planeta levando em consideração a gravidade, trouxemos mais uma situação inicial para a sala de aula: utilizando balanças, testaram hipóteses e refletiram sobre diferentes situações-problema; como por exemplo, obter a própria massa e a proporção de “peso” da mochila, que se pode carregar em relação ao próprio corpo.

Continuando a construção desse conhecimento, aprofundamos o estudo introduzindo escala e proporção. Neste momento, realizaram a medida da altura (cada um marcou a sua), fizeram o próprio desenho e construíram a escala para representar a própria altura no papel. Esse foi o primeiro passo, para finalizarem com a planta da sala de aula, utilizando escala em todas as medidas (sala, carteira, armário…) e transferi-las para o papel. Após o trabalho com as medidas, que fundamentou bem os conceitos necessários, os alunos foram desafiados mais uma vez. Como o peso pode variar quando a gravidade de um corpo celeste é levada em consideração? Calculando sua massa em diferentes planetas puderam levantar hipóteses sobre o funcionamento da balança, gravidade, massa e peso. Conceitos que foram disparados e que serão retomados durante os estudos no Ensino Fundamental ll. Ao final dessa sequência os alunos serão desafiados a criar um sistema solar utilizando as proporções nas aulas de arte. Acompanhem as próximas notícias!

Ultimas Postagens:

Categorias:

Categorias: